quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A origem do Dia das Bruxas



O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) há cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow”s eve”, que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.
 
Desde sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos. Não se sabe com exatidão quais eram os objetivos dos celtas a utilizarem objetos assustadores em suas casas nesse dia, ou porque usavam fantasias macabras. Os celtas não deixaram registros escritos, e sua história e tradições foi passada oralmente de geração em geração.

Uma das teorias a respeito dessa tradição é de que os celtas acreditavam que nesse dia, os espíritos dos mortos se levantavam, e saiam em busca dos vivos, de quem tomariam os corpos. A decoração e as fantasias assustadoras seriam utilizadas como forma de se defender. 




A frase “travessuras ou gostosuras” (trick or treat, em inglês) também tem origem na tradição celta, assim como a utilização da maça de diversas maneiras durante o Halloween (cortada ao meio, a parte interna da maçã apresenta o desenho de um pentagrama) e as abóboras ocas iluminadas (para os celtas, nabos ocos).

Na Idade Média, a tradição era motivo de perseguição e condenação (à fogueira) por parte da Igreja. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado, e que a Igreja criou o Dia de Finados (dia 2 de novembro).

O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade incutida pela Igreja foram se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas, e dizendo a frase tradicional: “travessuras ou gostosuras”, para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.

O Halloween foi difundido pelo mundo pelo cinema americano. No Brasil, além da televisão, as escolas de idiomas introduziram a festa entre as crianças e os jovens. A introdução de uma festa que nada tem haver com a rica cultura brasileira foi motivo de protestos, o que levou o governo a criar, em 2005, o Dia do Saci, comemorado no mesmo dia do Halloween.

Acesse nossa loja online para presentes e produtos infantis, nacionais e importados!
www.osapoeaprincesa.com.br

Fonte:http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário