quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sucos naturais e os benefícios para seu filho




Os sucos naturais são,  além de deliciosos, muito benéficos à saúde. E isso serve tanto para os adultos quanto para as crianças. Assim como as frutas, os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados e garantem o acesso à minerais e vitaminas, essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Infelizmente, o consumo desses alimentos não é hábito em muitas famílias. Muitos pais preferem dar aos filhos sucos artificiais ou até refrigerante, que são ricos em gordura, sal e açucar, e muito pobres em micro-nutrientes! ”Além de perderem vários nutrientes, os sucos industrializados são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas”, alerta a pediatra e autora do livro Adolescentes – Manual para pais, professores e alunos, Márcia Rodrigues.

Outra dica é consumir o suco natural em, no máximo, 30 minutos depois do preparo, pois após esse tempo, o suco pode perder algumas propriedades nutritivas! Então mamãe e papai, o que estão esperando para preparar um suquinho bem gostoso e natural para seu filho? Confira abaixo os benefícios de alguns sucos de frutas:

Sucos


FrutaBenefício
LaranjaFortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
MaçãAuxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.
AbacaxiIndicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.
MamãoEstimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.
MangaTtem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.
MorangoIndicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.
MaracujáTem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.
AcerolaCombate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.
AçaíConsiderado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.
Melão e melanciaTêm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário